Santarém


Santarém é o principal centro urbano financeiro, comercial e cultural do oeste do estado do Pará. A cidade é uma das mais antigas da região amazônica e se constituiu como uma das mais importantes também.

Encontro dos rios Tapajós e Amazonas

Cidade do interior com características de cidade grande, é a sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. E seus números comprovam essa grandeza.

Santarém é o 3º município mais populoso do Pará, o 7º de toda a região norte e o 83º do Brasil. Abriga mais de 294 mil pessoas, de acordo com o senso feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016.

Segundo dados de 2014, possui um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 3,7 bilhões, ligado principalmente ao setor de serviços e comércio, mas também ao extrativismo e à indústria. É o sétimo município com maior PIB do estado.

A cidade ocupa uma área de 22.887,080 km² em uma localização privilegiada, está em torno de 800km das maiores capitais da Amazônia: Belém e Manaus. E é cercada pelo rio Tapajós, com vista para uma das mais belas paisagens da região amazônica: o encontro das águas límpidas do Tapajós com as águas turvas do rio Amazonas.

As belezas de Santarém encantam moradores e turistas. Poeticamente conhecida como a Pérola do Tapajós, está incluída no plano das cidades históricas do Brasil e seu destino mais famoso, Alter do Chão, é conhecido como Caribe Brasileiro.