A cidade


Para atender os mais de 294 mil habitantes distribuídos pela cidade, Santarém conta com uma grande estrutura, dos serviços básicos ao comércio e lazer.

Infraestrutura

Na educação, no ano de 2015 foram 53.625 alunos matriculados em 380 escolas municipais, 39.007 alunos matriculados nas 35 escolas estaduais e cerca de 7.450 matriculados nas 7 instituições de ensino superior e 2 de ensino técnico (públicas e privadas) instaladas em Santarém.

Os serviços de saúde pública dão cobertura nos níveis da atenção básica, na assistência de média e alta complexidade e nos serviços de alta complexidade técnica e tecnológica. Além do Pronto Socorro Municipal, do Hospital Municipal e do Hospital Regional do Baixo Amazonas, o sistema público de saúde conta com cerca de 70 unidades básicas distribuídas por todo o município.

Entre os espaços de lazer e entretenimento encontram-se o Parque da Cidade, o Bosque Zoológico, o Bosque Vera Paz, o Jardim Zoológico, o Parque de Exposiçâo Alacid Nunes e dez praças públicas com jardins e parques de diversões, sendo as principais a Praça Barão de Santarém e a Praça do Mirante. Turistas e moradores locais desfrutam ainda do circuito de praias, dos lagos e igarapés, dos passeios para ilhas e serras, entre outros roteiros.

Quanto ao comércio, a Santarém dispõe de 2 shoppings com grandes marcas e diversas lojas de artesanato que compartilham a cultura e a identidade santarena na cerâmica e em produtos feitos a partir as fibras naturais, sementes, madeira, palhas, dentre outros.

E a hotelaria está preparada para receber os milhares de turistas que visitam a cidade todos os anos. São 73 estabelecimentos de hospedagem distribuídos pela cidade, sendo 35 hotéis só no distrito sede, Santarém, e 38 hospedarias diversas espalhadas pelas demais regiões.